temamwpress@gmail.com+55(82) 0000-0000

logo

publicado em:15/07/21 12:24 PM por: Aluisio Fiti EmpreendedorismoMelhoria Pessoal

O Que é o Empreendedorismo

Empreendedorismo: Capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos.
Habilidade em criar e implementar mudanças, inovações e melhorias em um mercado ou negócio.
Termo utilizado no âmbito empresarial estando relacionado a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
Trata-se do exercício da criatividade, na solução de problemas tendo uma visão estratégica.

Tipos de Empreendedorismo

Corporativo: trata-se da identificação, desenvolvimento e implementação de novas soluções, oportunidades e ações em um negócio ou empresa. O objetivo desse tipo de empreendedorismo é promover a inovação no mercado.

Social: esse tipo de empreendedorismo tem como objetivo promover mudanças no âmbito social. Em outras palavras, melhorar a qualidade de vida, acesso à cultura, melhorias ambientais.

Individual: trata-se da criação de novas empresas. Os negócios em desenvolvimento, sejam inovadores ou não, contam com os empreendedores individuais para garantir sua concretização e desenvolvimento.

A base do empreendedorismo é a solução de problemas de maneira criativa, eficiente e simples. Sem ele, não teríamos nenhum avanço: da roda ao smartphone. O empreendedorismo visa tornar nossas vidas mais fáceis e melhores.

Principais características do empreendedorismo - Boas Práticas

Proatividade: antecipar-se ao problema comumente aumenta a eficiência nos trabalhos. Não se deve esperar que alguém lhe diga que um problema deve ser solucionado. Aperfeiçoamento dos processos deve ser a tônica, sempre procurando melhorias e novas formas de fazer as tarefas.

Criatividade: desenvolver a criatividade é essencial. Boa imaginação, capacidade de solucionar problemas de maneira inovadora e de pensar com exclusividade.

Pensamento estratégico: o Objetivo Final deve ser desmembrados em Metas parciais de curto, médio e longo prazo, sempre considerando os pontos críticos, e possíveis interferências visando a correção de rumo no transcurso do desenvolvimento da execução do planejamento operacional realizado na etapa anterior.

Autoconfiança: sem confiança em suas capacidades, o empreendedorismo não pode perseverar. É preciso confiar em seu julgamento para demonstrar iniciativa ou propor soluções.

Otimismo: encarar erros como oportunidades de aprendizado e a vida no geral de maneira mais positiva é uma das características mais importantes nessa área de desenvolvimento pessoal.

Flexibilidade: saber ultrapassar os obstáculos e imprevistos no caminho. Por isso, é preciso possuir a capacidade de se adaptar, ajustar os planos e continuar insistindo. Sempre existirá uma forma diferente de se realizar algo que comumente vem sendo feito em um determinado padrão.

Resiliência: resistir, se adaptar e tentar novamente são habilidades necessárias para quem deseja conquistar qualquer coisa. Só não consegue quem desiste, por isso não cabe a desistência no meio da caminhada.

Administração de ansiedade e riscos: o empreendedorismo, por definição, exige que você saia da sua zona de conforto. Por isso é fundamental saber lidar com riscos e ansiedades. Desenvolver a inteligência emocional auxilia de forma significativa esse aspecto no processo de aperfeiçoamento humano.

Protagonismo Altruísta: normalmente a pessoa empreendedora tem vontade de se destacar. Quer melhorar a vida de outras pessoas e, principalmente, quer deixar um legado em seu nome. Melhorando o mundo de forma desinteressada, sem a cobrança de qualquer reconhecimento.

Benefícios do empreendedorismo

Promove a autorrealização;
Estimula o desenvolvimento;
Contribui para o desenvolvimento local;
Solução de problemas de maneira cada vez mais eficiente;
Ampliação da base tecnológica.

.

Características observadas em um empreendedor de sucesso.

Aprender a lidar com grandes responsabilidades;

Possuir boas habilidades sociais e de comunicação;

Aprender a controlar as incertezas e ansiedades;

Ser capaz de assumir riscos;

Abonar sua zona de conforto;

Ser capaz de resolver problemas de maneira criativa;

Saber como reagir quando tudo der errado;

Explorar suas principais qualidades;

Contornar suas maiores fraquezas.

Dicas que melhoram o desempenho na batalha em busca dos Objetivos colimados:

Descobrir seu propósito. Definir os objetivos e nunca perder eles de vista;

Manter o propósito em foco;

Não espere. Faça com os recursos disponíveis no momento; Depois melhore suas linhas de ação realizadas;

Estimativa de tempo adequado para a realização das tarefas. Sem haver sobrecarga de trabalhos a chance de se manter motivado é bem maior.

Precisão e Clareza na definição das metas parciais tendem a evitar procrastinações;

Acompanhar o desempenho realizando avaliações reflexivas sobre os acertos e erros cometidos. Corrigir trajetórias ajustando rotas em seus planos se necessário;

Se possível seguir um mentor experiente com habilidades comprovadas;

Adote um hobby criativo, pintura, desenho, música, etc;

Anote as ideias, mesmo que elas pareçam bobas ou impossíveis;

Escreva um diário. Isso te ajudará a desenvolver a criatividade e capacidade de comunicação, além de melhorar a autorreflexão;

Pratique brainstorming com a equipe de trabalho (mesmo que sozinho reserve um tempo para você treinar sua tempestade de ideias).





Comentários



Adicionar Comentário