Roteiro para Criação e Lançamento de um InfoProduto (Checklist)
Roteiro para Criação e Lançamento de um InfoProduto (Checklist)
Roteiro do Produtor Digital.
1- O Pré-Projeto, o Projeto e o Planejamento
Caso você tenha conhecimento sobre os títulos acima, trabalhe seguindo a sua vontade adotando as melhores práticas possíveis.
Caso não saiba nada, proponho que reserve um tempo para pensar e colocar em um papel todas as idéias que venham a mente no tocante a sua intenção de fazer um determinado infoproduto.
2- Procure responder as seguintes perguntas: Por que fazer? Pra que fazer? Vou gostar de fazer? Tem gente interessada nessa coisa? Vou resolver o problema ou satisfazer alguém? Como fazer essa coisa? Quando iniciar? Por quanto tempo? Quando acabar? Quando lançar?
Por óbvio as respostas acima tratam-se de apenas um rascunho onde encontraremos tópicos resumidos para serem desenvolvidos na fase de Planejamento.
3- Planejamento inicial: ainda de forma sucinta, procura-se organizar as formulações elaboradas até o momento sobre a intenção inicial do infoproduto,
Agora, de posse dessas informações cabe uma análise previa quanto a viabilidade do projeto, se continua, se modifica, ou se aborta.
4- Desenvolvimento da idéia
Verificar de maneira acurada se o infoproduto em pauta vai resolver algum problema ou satisfazer o desejo de alguém. Pense também nos assuntos sobre os quais você mais gosta de falar e/ou sobre seus hobbies preferidos.
5- Pesquisa de nichos
Quanto mais segmentado for o seu nicho, menos explorado ele será e você terá mais oportunidades para oferecer seu produto. Esses itens se enquadram nas pesquisas com a característica de “CAUDA LONGA”, diminui o universo das escolhas, contudo qualifica melhor seu público alvo.
6- Pesquisa de mercado
É preciso comprovar se existe demanda para criar um produto digital e, para isso, vamos investigar o mercado! Quais são as tendências de consumo?
Qual tipo de conhecimento as pessoas têm buscado? Existem materiais realmente
bons que suprem essa necessidade? Qual a possibilidade de você criar algo melhor.
7- Identificação de personas
Você precisa identificar qual é a sua persona (ou avatar), aquele personagem fictício que representa o seu cliente ideal e também a quem você direcionará toda sua estratégia.
8- Definição do formato
Qual a melhor forma de seu consumidor receber seu curso online: ebook, ideoaulas, audiobook, mix de materiais, assinatura, site de membros.
9- Pesquisa sobre o tema
Faça uma pesquisa profunda sobre o assunto. O Google pode ser seu grande aliado nessa pesquisa. Outras ferramentas de buscas são: “uberseggest, bing, Yahoo e outras mais profissionais (com serviços pagos).
10- Idealização do Protótipo
–Produto Mínimo Viável (MVP = Minimum Viable Product)
Desenvolva uma versão mais simples e enxuta do seu infoproduto, empregando o mínimo necessário de recursos, mas que possa entregar uma proposta de valor realmente significativa. Desta forma será possível validar quanto às possibilidades de êxitos antes mesmo do lançamento, caso haja um teste de aceitação para um pequeno grupo mais próximo de seu convívio.
11- Ferramentas Operacionais – Outline/ Online – (Google Docs)
Na plataforma “Google” encontra-se de forma gratuita, com acesso após a criação uma conta na mesma, aplicativos básicos de escritório que serão de muita valia para quem está iniciando essa jornada com poucos recursos. Cito aqui apenas os três básicos mais importantes: o editor de texto (documento), a software de “apresentação” e das “planilhas” de cálculos.
12- Produção de conteúdo
Agora é mão na massa. Produza todo o material do seu curso, no formato escolhido, seja em texto, áudio ou vídeo.
Para cada opção existirão as ferramentas operacionais mais adequadas, levando-se em conta o grau conhecimento sobre os softwares (SW) considerados. Exemplos: Editores de texto: Word (MS) ou Writer (LibreOffice). Visual Gráfico – Design: Power Point (MS), Impress (LibreOffice), Canva (App/Site). Geradores de Capa 3D (Sites: Diy Book Covers, My Ecover Maker, Free E-book Cover Creator e outros).
13- Diagramação / Edição
A diagramação e/ou edição, no caso de vídeos, é parte essencial para refinar seu trabalho e dar um aspecto profissional ao seu infoproduto.
Na escolha deve-se considerar o domínio sobre o software a ser utilizado. Exemplos de aplicativos: Editores de Som e Vídeo: OBS Studio (Sw Livre – Gravação), ShotCut (Sw Livre – Edição), Camtasia Studio (Pago), Filmora e outros.
14- Regularização do negócio
No momento em que seu negócio começar a gerar resultados expressivos aconselha-se considerar regulamentação do seu empreendimento. Uma Firma legalizada desperta maior confiança. Além do que facilita a obtenção de créditos financeiros caso haja algum programa de auxílio governamental a juros baixos.
15- Considerações sobre Site/Blog
Sites e Blogs são poderosas ferramentas de atração, pois além de oferecer conteúdo valioso ao seu público, você torna-se referência em seu mercado, conquista tráfego orgânico e reduz drasticamente seu investimento em divulgação.
Adquire-se mais flexibilidade e liberdade em relação à autonomia de publicação de conteúdo. Posto que, se você depender apenas das plataformas, tais como: facebook, instagram, youtube e outras, não existem seguranças. Hoje você pode estar muito bem e amanhã está completamente falido, caso seja banido por parte das Big Tech.
16- Estratégia de Marketing
Vai depender do papel que ocupa no cenário atuante. Podendo variar de forma distinta para os diferentes agentes, tais como: produtor, co-produtor, ou afiliados. Este último para quem está iniciando, é uma boa pedida, visto que irá adquirir experiência trabalhando com produtos dos outros para depois desenvolver o seu próprio produto.